DAAA – Declaração Amigável de Acidente Automóvel
Sabia que atualmente pode enviar a DAAA de uma forma simples, prática e rápida através da aplicação e-SEGURNET, participando desta forma o seu sinistro junto da Companhia de Seguros, mesmo caso existam feridos.
Recomenda-se que sempre que existam feridos, chame uma autoridade policial ao local do acidente, a fim de ser lavrado o auto policial. O facto de preencher a DAAA não prejudica a necessidade de ser lavrado auto pela autoridade policial, o qual constitui um importante meio de prova quer numa fase de negociação extrajudicial, quer numa fase judicial.
Atente-se que não raras vezes, os intervenientes num acidente, alteram o seu comportamento a posteriori. Muitas vezes não obstante assumirem a responsabilidade pelo sinistro no momento em que este ocorre, quando são confrontados pela Companhia de Seguros alteram a versão dos factos pelo que assume particular importância que tenha em sua posse documentos que permitam concluir com certeza as circunstâncias em que o acidente ocorreu.
Mas o que é a aplicação e-SEGURNET e como funciona?
A e-SEGURNET é uma aplicação desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores em conjunto com as seguradoras que atuam no Mercado Português. Não existe nenhuma diferença entre a DAAA e a e-SEGURNET. Esta nova aplicação surge como alternativa à atual DAAA, sendo reconhecida por todas as seguradoras que operam no Mercado Português.
A aplicação e-SEGURNET só pode ser utilizada em acidentes com veículos seguros em Portugal.
No caso de acidentes com veículos estrangeiros, terá de ser utilizada a DAAA em papel, uma vez que as seguradoras nos diferentes países não estão ligadas entre si de forma eletrónica.
O objetivo desta aplicação é facilitar o preenchimento da declaração amigável/participação de sinistro e poupar tempo.
A e-SEGURNET contém as mesmas secções da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), e facilita o seu preenchimento, uma vez que:
— Permite o pré-preenchimento dos:
– seus dados pessoais;
– dados do(s) seu(s) veículos;
– dados do(s) seu(s) seguro(s);
— Auxília no preenchimento da participação/declaração;
— Permite tirar e adicionar fotos;
— Permite adicionar a localização do acidente através da geolocalização;
— Facilita a elaboração do esboço do acidente.
Uma vez preenchida e assinada a participação na e-SEGURNET, a mesma será enviada diretamente para as seguradoras dos intervenientes no sinistro, não sendo necessário efetuar qualquer outra ação adicional.
Atente-se que a participação deverá ser preenchida num único dispositivo, independentemente do número de intervenientes no sinistro.